segunda-feira, 25 de junho de 2012

Históricos dos Lançamentos Contábeis

O lançamento contábil é o registro do fato contábil. Histórico é a descrição do fato contábil. A boa técnica exige que o histórico seja feito com a máxima clareza, evidenciando de forma analítica o registro da operação. Assim, o histórico do fato contábil deve ser inteligível e objetivo.


Os históricos dos lançamentos contábeis, quando não previamente definidos, podem acarretar grande desperdício de tempo, sobretudo  pela diversificação de expressões para um mesmo tipo de lançamento.

Como cadastrar históricos padrões no AC Contábil 

O cadastro de históricos trás descrições padronizadas e codificadas de fatos contábeis, para ser colocado na hora de efetuar o lançamento.

Para cadastrar novos históricos no sistema vá a cadastros - históricos e clique em novo (F2).



Código: Se não for informado o sistema gera um código automático;

Descrição: Descrição do fato contábil. Ao informar o histórico no lançamentos, é permitida a inclusão de um texto no final da descrição como complemento. Para permitir que seja incluído complemento de histórico no meio da descrição, usa-se;

[] Qualquer tipo de dados pode ser incluído;
[D] Para inclusão de datas, dia/mês/ano (com quatro dígitos) Ex.: 15/06/2012;
[T] Permite incluir texto;
[V] Permite incluir apenas valores.

Por exemplo: "Rec. duplicata num. [] vencimento [D] n/ data".


Localização dos Históricos no Lançamento

Nos registros contábeis, o histórico pode figurar de duas maneiras: No final do lançamento ou após cada conta.

No final do lançamento. Nesta opção, o histórico utilizado deverá atender a ambas as contas envolvidas no lançamentos, ou seja, deverá conter informações suficientes que atendam tanto à conta devedora quanto à conta credora.

Esta é a forma padrão utilizada pelo sistema ao incluir um lançamento. Observe na imagem o lançamento de 1ª fórmula. Perceba que aparece um histórico único após a conta devedora e credora.



Ainda com esta configuração, é possível incluir complementos de históricos para cada contrapartida nos lançamentos de 2ª, 3ª e 4ª fórmulas.


Após cada conta. O histórico localizado após cada conta poderá atender a cada uma das contas, ou seja, um histórico para cada conta.

Para configurar, ir a utilitários - configuração - contábil - lançamentos e marcar a opção utilizar históricos individuais para as contas de débito e crédito.



Observe a imagem do lançamento de 1ª formula com esta configuração. Perceba que aparecem históricos individuais para cada conta devedora e credora, além do histórico principal. Ocorre da mesma forma com os lançamentos de 2ª, 3ª e 4ª fórmulas.



Feito por: Lissa Nascimento


0 comentários:

Postar um comentário