sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dica de uso: Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

A DLPA evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido. Vamos aprender como elaborar esse relatório no sistema AC Contábil.

1º) Ir em utilitários - configuração - lançamentos especiais - lucros ou prejuízos acumulados e informar quais são as contas de lucros e de prejuízos acumulados da empresa, confirmar em "ok".


Se a empresa possuir apenas uma conta para lucros e prejuízos acumulados, ela deve ser informada na parte de lucros.

2º) Ir em cadastros - contas da DLPA;

A empresa pode ter o cadastro pronto ou sincronizar com outra empresa que já possua as contas da DLPA, como a modelo SPED.

Para sincronizar basta ir em utilitários - empresa - sincronizar cadastros. Veja mais detalhes de como sincronizar assistindo ao vídeo sobre a ferramenta sincronizar cadastros clicando aqui.


3º) Mapear as contas da DLPA.

Contas de reversões de reserva;

Para mapear uma conta de reversões de reservas, por exemplo, estatutária, clique em editar(F3).


Na imagem abaixo você pode informar uma ou mais contas de reversão estatutária, que para estar na condição de reversão de reserva deve ser informada como uma operação de débito.

O sistema entenderá que toda vez que a conta for debita e sua contrapartida for a conta de lucro/prejuízo acumulado, seu valor virá para essa linha da DLPA.


Contas de composição de reserva.

Em transferência para reservas, existe a mesma conta que mapeamos anteriormente (estatutária), selecione e edite.



Vemos abaixo que podemos informar uma ou mais contas para mapear e reserva estatutária.

Para estar na condição de composição de reserva ela deve ser informada como uma operação de crédito. O sistema entenderá que toda vez que essa conta for creditada e sua contrapartida for lucro/prejuízo acumulados seu valor virá para essa linha da DLPA.


Obs.: Os lançamentos também podem ser mapeados na própria estrutura do relatório de DLPA, como será mostrado adiante no 5º passo.

4º) Ir em relatórios - DLPA

Informe na tela abaixo o período inicial e final do relatório.



O sistema vai trazer na próxima tela, no lado esquerdo, o Razão da conta de lucros/prejuízos acumulados.

Podemos visualizar nele todos os lançamentos que tiveram como contrapartida a conta de lucros/prejuízos acumulados.



Se marcar a opção mostrar detalhes no lado esquerdo inferior, podemos verificar o detalhamento desse lançamento, com o valor, contrapartida, histórico e em que tipo de reserva foi associada na DLPA.

Do lado direito, podemos ver toda estrutura de contas do cadastro de contas da DLPA. O sistema trás automaticamente o saldo do período anterior e os valores das demais linhas conforme as operações mapeadas a débito ou a crédito.

5º) Contas a serem mapeadas no relatório da DLPA.

Os valores que não estão mapeados aparecem em negrito no lado esquerdo. Para mapeá-los basta clicar na conta em negrito, no lado esquerdo, e no lado direito selecionar a conta da DLPA em que ela deva se localizar e em seguida clicar em associar.



Por exemplo, na tela acima vemos que há um lançamento em negrito cuja data é 16/05/2010. Suponhamos que ele deve ser mapeado no grupo de transferência para reservas, na conta de lucros a realizar. Com as duas devidamente selecionada clicamos em associar.

Note que antes de associarmos as contas, a informação associação, nos detalhes do lançamento, está vazio. Abaixo verifique que, após clicar em associar a mesma informação será preenchida e o valor do lançamento é puxado automaticamente para linha da DLPA.

Obs.: Não se esqueça de clicar em salvar para o sistema guardar as alterações realizadas no relatório.


6º) Listar o relatório da DLPA.

Com a tela anterior aberta, ou indo a relatórios - DLPA, basta clicar em listar (F6) e irá aparecer a tela para visualização seu relatório.



Podemos informar o título e subtítulo e incluir assinaturas, caso seja necessário. Informe o número para a primeira página e clique em visualizar. O relatório será gerado em seguida, podendo ser impresso ou salvo.



Elaborado por: Lissa Nascimento


0 comentários:

Postar um comentário