quinta-feira, 10 de março de 2011

DMPL / DRA


No sistema AC Contábil está disponível a rotina de Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e Demonstração do Resultado Abrangente (DRA).

O “foco” principal da Funcionalidade será proporcionar a feitura automatizada da DMPL ficando como opcional informar valores manualmente para a DRA e assim poder listar os relatórios de DMPL e DRA, juntos ou separados.

Veja os passos para fazer a DMPL/DRA:

1ºPasso: Em Movimentos DMPL/DRA (a primeira vez na empresa) o sistema exibirá a mensagem que não existe conta de Patrimônio Líquido indicada veja:
Então deve-se indicar a conta de Patrimônio Líquido da empresa, pois ela servirá de base para que na rotina o sistema possa indicar se os saldos iniciais e finais da DMPL estejam de acordo com a movimentação da empresa no mesmo período.
 
Logo em seguida o sistema irá sugerir que se copie a estrutura de  outra empresa, onde pode-se indicar a empresa Modelo SPED que terá uma estrutura sugerida.




Logo em seguida o sistema exibirá aextrutura sugerida com base no CPC 26 (Pronunciamento do Comitê de pronunciamentos Contábeis) Mas que as linhas e colunas poderão ser editadas ou mesmo excluídas e incluídas.



2º Passo: Informar os vínculos para que o sistema possa puxar os valores automaticamente.
Para isso estando selecionada a célula deve-se acessar a opção de Editar (F3), confirmando a opção de Linha, pois todos ao vínculos são feitos nas linhas.
As vinculações devem ser feitas célula a célula, ou seja,  em cada encontro de linha com coluna deve ser informado:
1-      Nas linhas de Saldos Iniciais as contas cujo saldo anterior o sistema deva trazer para esta linha;
Exemplo1: Estando na linha de saldos iniciais, coluna de Reserva de Lucro, informa-se a conta de reservas de Lucro para que o sistema possa puxar o saldo anterior desta conta.
           Exemplo2: Estando na linha de saldos iniciais, coluna de Lucros ou Prejuízos acumulados, informa-se as contas de Lucro e de Prejuízo, marcando a opção de “considerar natureza da conta para somatório” apenas na conta de Lucro, pois assim o sistema irá saber que valores com natureza contrária serão diminuídos para obter o resultado da linha de Saldos Finais.
 
2-      Nas demais linhas, informa-se as “operações” (lançamentos) que o sistema deva verificar para trazer o valor para esta célula;
Exemplo: No encontro da Coluna: Lucros/Prejuízos Acumulados com a Linha: Lucro Líquido do Período, Informa-se o Lançamento de Transferência da conta de apuração para a conta de Lucro:
D/C: Apuração do Exercício
D: Prejuízo
C: Lucro
Neste caso a opção “considerar natureza da conta para somatório” deve ser marcada na conta de Lucro.

3-      Caso as duas situações acima não se encaixe em algum valor a ser demonstrado na DMPL ou DRA, pode-se utilizar as vinculação manual:
Exemplo: Editando a célula a ser vinculada, opção Linha, deve-se marcar a opção cálculo: manual e em seguida salvar (F9). Estado na Grid, basta teclar “enter” na célula definida como manual e informar o valor.

3º Passo: Para criar novas Linhas e Colunas.



Coluna: Opção Novo (F2), opção coluna, onde deve-se informar a Descrição da Coluna e se ela será apresentada da DMPL, DRA ou ambas;
Linha: Opção Novo (F2), Opção Linhas, onde deve-se informar a Descrição da linha, o tipo de linha:
- Saldos Iniciais: Para valores que representarão os saldos anteriores das contas;
- Analítica: Estarão entre saldos anteriores e saldos finais, representando toda a movimentação;
- Saldos Finais: Representarão o resultado obtido dos saldos iniciais + ou – as movimentações nas linhas analíticas.
4º Passo: Listando o relatório: Pode ser listado pela opção “Listar” existente na prórioa Grid e também pelo menu de Relatórios> DMPL/DRA, onde podem ser escolhidas as opções: DMPL / DRA ou ambas.


Nota: Outras facilidades são acessadas com um “clic” no botão direito do “mouse”. Demais facilidades e alertas existentes na rotina serão detalhados após a liberação.











0 comentários:

Postar um comentário